Conceito de consultoria – Unicamp

Consultoria de negócios é uma indústria poderosa e um ramo em forte crescimento no setor de serviços. Um dicionário define consultar como “buscar informações de” e consultor como “uma pessoa cuja profissão é ser consultado por seus conhecimentos em uma especialidade”. No entanto, isso só nos proporciona uma compreensão rudimentar do que um consultor de negócios é e faz, afinal, é como o conselho é dado e implementado que faz o papel da consultoria vital no mundo empresarial de hoje.

No dia a dia empresarial os CEOs, Presidentes, Vice-presidentes, proprietários de empresas, e outros gestores lidam constantemente com problemas de grande complexidade envolvendo as incertezas, os riscos, a competição e as oportunidades desconhecidas do mercado, por isso, tomar decisões nem sempre é uma tarefa fácil. Tanto que para as principais tomadas de decisão é necessário desenvolver um trabalho de análise, criação, implantação e alinhamento dos sistemas, das pessoas, dos processos e dos indicadores de uma organização. É nesse momento que entra a consultoria.

Oferecer uma consultoria consiste em definir e indicar ao cliente qual a melhor alternativa para a tomada de decisão, uma vez que o cliente, em geral, não sabe quais são as suas reais necessidades e, por conseguinte, têm dificuldade de visualizar a melhor estratégia para a sua empresa. O consultor, por meio de diagnósticos e processos, faz o levantamento das necessidades do cliente, identifica soluções e recomenda ações. De posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.

Para entender melhor, vamos fazer uma analogia bastante simples. Um consultor é como se fosse um “médico” de empresas. Um médico é requisitado em três situações:

  1. Prevenção – buscamos um médico quando queremos prevenir doenças e garantir uma vida saudável;
  2. Combate – buscamos um médico quando ficamos doente;
  3. Tratamento – buscamos um médico quando já temos um problema que requer um tratamento controlado.

Da mesma forma acontece com as empresas, o consultor é requisitado para identificar e prevenir problemas ou atuar num problema já existente a fim de garantir saúde financeira da empresa.

Em suma, consultoria é o fornecimento de serviço de apoio à gestores, governo e até ONG para a tomada de decisões estratégicas de grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.

Como é o trabalho de um consultor?

O que separa o consultor de um especialista são a perspectiva e a capacidade de canalizar meios inerentes de uma empresa para atingir um objetivo realista. A metodologia que o consultor emprega para cumprir a meta pode ser simplificada em quatro etapas.

1

Concepção da estratégia

O primeiro passo é a concepção da ideia. Este é o momento no qual o consultor avalia o negócio e, em seguida, aplica a sua perspectiva fresca e inovadora para a meta da empresa. Nesta fase, a empresa pode obter um nível de honestidade que muitas vezes é difícil de conseguir com os empregados tradicionais. Em seguida, a empresa pode definir plenamente o seu objetivo.

2

Formulação da implementação da estratégia (planos de ação)

O segundo nível é o processo de fomular a ideia e desenvolver um plano para implementá-lo. Nesta fase, o consultor trabalha em estreita colaboração com os tomadores de decisão para definir uma estratégia para atingir a meta. É aqui que o consultor garante que o objetivo é obtido de modo que a empresa possa investir com confiança.

3

Implantação da estratégia

Na terceira etapa, o consultor coloca o plano em ação. Este é o ponto em que ele ou ela vai vestir muitas máscaras diferentes em serviço para a empresa. Estas funções incluem palestrante, escritor, instrutor, analisador de risco, e até mesmo ligação do cliente. O consultor tem de prevê quais os papéis são necessários para executar a estratégia.

4

Encerramento

Na fase de acabamento, a empresa atingiu seu objetivo imediato, no entanto, o consultor deve garantir que o novo status quo é o ideal. O cliente deve ter confiança de que ele cumpriu as metas do projeto e que está preparado para enfrentar as novas exigências que o futuro lhes trará. Neste ponto, o consultor pode ter completado o seu trabalho e passar para o próximo projeto. 

O regime de trabalho pode ser permanente ou esporádico. Algumas empresas contratam consultores em uma base mais permanente, trabalhando em uma série contínua de projetos; outras empresas contratam consultores fracionários, nessas situações, os consultores têm relacionamentos de longo prazo com as empresas para que elas prestem serviços esporadicamente.

Disponível no site Clube da Consultoria Unicamp (http://consultoriaunicamp.com.br/index.php/en/conceito-de-consultoria)

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