Conceito de consultoria de TI – Unicamp

Consultoria em TI

Consultoria de TI é um campo relativamente jovem, que se concentra em fornecer às empresas as ferramentas necessárias para aproveitar melhor a tecnologia da informação. Além de proporcionar experiência e conselho, um consultor de TI, muitas vezes, implementa, implanta e administra sistemas de TI, em nome da empresa. Devido à prevalência da tecnologia da informação no mundo dos negócios, há uma linha clara entre a consultoria de gerenciamento e consultoria de TI. Consultores de gestão, muitas vezes, fornece consultoria de TI como um aspecto necessário de seus serviços. Um consultor de gestão, muitas vezes, produz soluções que dependem dos recursos de TI da empresa, para quem eles estão oferecendo seus serviços.

Consultor de TI

Como o campo da tecnologia da informação é tão diverso, consultoria de TI é igualmente diversificada. Serviços de consultoria de TI incluem segurança, escalabilidade, redundância, desenvolvimento de software, tendo software de desenvolvimento para o título, rede intranet, rede Internet, análise, etc. Consultorias de TI vão desde a oferta de serviços de informática largos para ser altamente especializado, como é comum em domínio da segurança.

Devido à natureza do negócio, consultores de TI nem sempre têm conhecimento íntimo da indústria do seu cliente. Nestes casos, muitas vezes eles trabalham em estreita colaboração ao lado de consultores de gestão que não se especializam nessa indústria. O consultor de TI é responsável pela implementação tecnológica, enquanto o consultor de gestão é responsável por adaptá-la às necessidades do seu negócio.

Uma das principais funções do consultor de TI são os serviços de segurança que eles proporcionam. No mundo empresarial de hoje, todas as empresas são hi-tech e cada empresa requer soluções de segurança de nível empresarial e de manutenção. Devido à natureza evolutiva das ameaças de TI, a maioria das empresas precisa dos serviços de consultoria de TI para garantir que a sua segurança está evoluindo em sintonia com as ameaças.

Outra primária, ainda que muito diferente, do papel do consultor de TI é serviços de help desk. Isto pode variar de servir como o departamento de TI de uma empresa, ou com a prestação de serviços de help desk aos seus funcionários, até fornecer suporte técnico 24/7 para os clientes do negócio. Consultores de TI podem fornecer estes tipos de serviços, tanto em casa como fora.

Retirado do site Clube da Consultoria da Unicamp (http://consultoriaunicamp.com.br/index.php/en/consultoria-em-ti)

Anúncios

Um comentário sobre “Conceito de consultoria de TI – Unicamp

  1. Pingback: Pesquisa de alinhamento de perfil | Consultor de Informática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s